Ministro do TCU ressalta importância da criação do Tocantins para o Brasil

Campelo concede entrevista
Diretoria de Comunicação /
HD
“O Tocantins é um Estado plano, fértil, de muitos recursos hídricos, com espaço físico para o crescimento de nosso País”. Com essas palavras, o ministro do TCU, Antônio Valmir Campelo Bezerra, homenageado na sessão solene desta terça-feira, dia 29, com o título de cidadão tocantinense, justificou seu apoio à emenda constitucional que criou o Estado do Tocantins em 1988, em entrevista concedida após a sessão.
O ministro relatou seu apoio à emenda, quando presidiu a Comissão de Organização dos Estados da Assembléia Nacional Constituinte. “Lutei muito para que o Tocantins se tornasse realidade, porque eu via que a criação do Estado, de todas as propostas, era a mais importante”, disse. Ele enfatizou a situação geográfica e a necessidade nacional por mais áreas de ocupação como algumas das razões pelas quais aprovou a proposta.
Para o presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), a participação do então deputado federal Valmir Campelo foi de fundamental importância para a criação do Estado. O deputado é autor do requerimento que deu origem à concessão do título de cidadania ao ministro. Carlos Gaguim disse ainda que a homenagem se justifica pelo que Valmir fez pela criação do Estado, apostando na sua viabilidade, que, ainda segundo o presidente, foi confirmada. (Glauber Barros)