Imprensa nacional destaca o desenvolvimento do Tocantins
Uma reportagem da revista Veja desta semana que aponta o Tocantins como o Estado que apresentou o melhor índice de Indicador de Desenvolvimento Socioeconômico, segundo estudo da Fundação Getúlio Vagas – FGV, foi o teor do discurso da líder do Governo, deputada Josi Nunes (PMDB), durante sessão extraordinária na tarde desta terça-feira, dia 7. “Já apresentei nesta tribuna vários fatores que comprovam este crescimento, mas infelizmente, alguns poucos ainda insistem em não aceitar. Agora está comprovado que o Tocantins está até a frente de Estados mais antigos e que já tiveram patamares de desenvolvimento melhores que o nosso”, enfatizou.
Os dados apresentados pela parlamentar revelam um comparativo do nível de bem-estar nos 27 Estados no período de 2001 até os dias atuais. Segundo a Veja, é uma pesquisa mais completa que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) realizado pela ONU. Em 2001, a nota do Tocantins era menor que 10 em um escala de zero a 100. Hoje, o índice chega a 34,2, sendo o maior crescimento do Brasil neste período, conforme a FGV. “A pesquisa mostra que estamos fazendo o dever de casa, aliando investimentos em infra-estrutura com projetos sociais, de qualificação, geração de empregos e distribuição de renda”, afirma Josi.
No entanto, para o deputado Raimundo Moreira (PSDB), o atual crescimento do Estado só foi possível devido à infra-estrutura herdada do governo anterior. Já o deputado Marcello Lelis (PV) afirmou que o discurso da líder “não corresponde ao Tocantins real” e, que, segundo ele, o Governo do Estado ainda precisa dar muitas respostas à população. Mas o deputado César Halum (DEM) lembrou que o governador Marcelo Miranda (PMDB) faz uma administração eficiente e que reconhece o trabalho dos seus antecessores. (Penaforte Diaz)