Durante o expediente da sessão ordinária matutina desta quarta-feira, dia 22, presidida pelo deputado Júnior Coimbra (PMDB), foram encaminhadas duas matérias à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Uma delas, de autoria da líder do governo, a deputada peemedebista Josi Nunes, dispõe sobre a participação feminina nos cargos da Mesa Diretora da Casa. A outra, do deputado tucano Raimundo Moreira, denomina a rodovia que liga Tocantinópolis à rodovia Transbico.
A sugestão de Moreira é que o trecho da TO-210, no município de Nazaré, seja denominado de Padre Anacleto Rodrigues Lima. Segundo o autor, os moradores da região tem uma grande admiração pela história de vida e dedicação do pároco pelo desenvolvimento educacional do Bico do Papagaio, no Extremo-Norte do Tocantins.
Já a proposta da líder Josi Nunes solicita que seja acrescido um parágrafo único ao artigo 21 da Resolução de 18 de setembro de 1997 do Regimento Interno da Casa, reservando no mínimo de 30% e máximo de 70% na composição da Mesa Diretora, para deputados de cada sexo, “mesmo ocorrendo indicação pelos partidos políticos de chapa consensual”.
A intenção da deputada é assegurar à mulher parlamentar o direito de participação plena junto à Mesa. “Garantir pelo menos uma mulher ocupando os cargos efetivos da Mesa Diretora será uma grande vitória para as mulheres tocantinenses, entretanto, sabemos que isto é pouco, uma vez que a pequena representação parlamentar feminina é resultado de um conjunto de preconceitos sociais que devemos quebrar”, argumenta. (Patrícia Sampaio)