Deputados que participaram de intercâmbio europeu chegam ao Brasil
A comitiva de 11 parlamentares estaduais, sendo três deles tocantinenses, que participaram de um intercâmbio com o Parlamento Europeu, chega ao Brasil esta sexta-feira, dia 24. Desde a semana passada o grupo que foi recebido pela Missão Brasileira junto à União Européia em Bruxelas, na Bélgica, tiveram a oportunidade debater, dentre outros assuntos, os atuais temas em discussão nas áreas de energias renováveis, agricultura, meio ambiente, biodiesel e etanol.
Logo após esse encontro, os parlamentares se reuniram no Conselho da União Européia para discutir a relação entre o Brasil e a Comunidade Européia (CE). Na oportunidade, foi debatida a situação do Parlamento do Mercosul e o seu processo de consolidação. Os parlamentares brasileiros também visitaram a sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, onde se reúnem as Comissões para debater e encaminhar os assuntos mais importantes para CE e posteriormente analisarem em plenário localizado em Estrasburgo, na França.
Na segunda-feira, dia 20, os deputados estiveram em Luxemburgo visitando a Corte de Justiça da União Européia. Nos dias 21 e 22, eles participaram de uma sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo. O Parlamento Europeu congrega 785 deputados dos 27 Estados-Membros da União Européia eleitos a cada cinco anos, e organiza suas atividades usando um sistema de comissões especializadas.
Além do presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), deputado César Halum (Dem), que foi responsável pela delegação, a comitiva contou ainda com a presença do vice-presidente da entidade, deputado Clóvis Ferraz (BA), do 2º vice-presidente da Unale; Vaz de Lima (SP), do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, José Viana, os deputados Pedro Eurico (PE), Alexandre Postal (RS), Aparecida Gama (RJ), José Luis Schafer (AC), Renato Hinnig (SC) e os tocantinenses Paulo Roberto (Dem) e o presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB). (com informações da Unale)