Agnolin anuncia as próximas reuniões da Comissão Especial do Lago
Para anunciar as próximas reuniões da Comissão Especial para Acompanhamento das Ações de Promoção do Desenvolvimento Sustentável às Margens da UHE - Lajeado e Ações de Processos de Licenciamento Ambiental o deputado Ângelo Agnolin (DEM) subiu à tribuna na manhã desta terça-feira, dia 28. O parlamentar, que é presidente da Comissão, anunciou para esta tarde a presença do procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Tocantins, Álvaro Manzano, e do superintendente do Ibama no Estado, Joaquim Montelo.
Os convidados devem debater com os parlamentares os problemas dos processos de licenciamento ambiental, que vem sendo avaliado pela comissão, e que, segundo Agnolin, podem afastar novos investimentos. Já para a reunião extraordinária desta quarta-feira, dia 29, o democrata anunciou a visita de Romero Ledo (PSB), prefeito de Itacurubá, em Pernanbuco. O convidado fará uma palestra sobre a experiência do sistema de pisicultura “tanque-rede” em seu município, localizado às margens do lago Itaparicá que é um grande produtor de proteínas.
Para esta segunda reunião, Agnolin anunciou que estão confirmadas a presença de todos os prefeitos dos município banhados pelas águas do lago da usina de UHE Lajeado, além dos gestores de Peixe, Paranã, Ipueiras e do secretário da Agricultra, Roberto Sahium. Após o pronunciamento de Agnolin, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), manifestou apoio à Comissão Especial do Lago. De volta de sua viagem ao Parlamento Europeu, Gaguim comentou que na Europa as cidades tem aproveitamento de leitos, rios e canais no desenvolvimento local há mais de mil anos. “É isso que queremos para o Estado, desenvolvimento com preservação ambiental”, concluiu. (Glauber Barros)