Legislativo entrega título de cidadania a pesquisador da Embrapa

Por DICOM
11/05/2009 17h43 - Publicado há 15 anos
Aidar, ladeado por deputados estaduais
O deputado César Halum foi autor do projeto de lei aprovado em 8 de abril de 2008 que autorizou ao Legislativo conceder título de cidadania tocantinense ao engenheiro agrônomo Homero Aidar, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O homenageado recebeu a comenda das mãos de Halum que estava acompanhado de outros parlamentares, na tarde desta quinta-feira, dia 7, no estande da Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins - Secom -, localizado na Feira de Tecnologia Agropecuária da Região Amazônica do Brasil – Agrotins. O mais novo contemplado, com o título de cidadania estadual, há 20 anos desenvolve pesquisas no Tocantins sobre produção de sementes de feijão de alta qualidade, e de soja. “Isto fez com que o Tocantins deixasse a condição de importador para a de exportador, principal motivo para a apresentação da minha proposta. Como produtor não leva placa, então, leva o título de cidadão”, disse Halum. Durante a solenidade de entrega do título, o vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Junior Coimbra (PMDB), lembrou ser esta uma importante iniciativa do Parlamento Tocantinense. “A concessão do título a Homero Aidar na Agrotins é para dar mais sentido a esta importante homenagem”. O pesquisador Aidar ressaltou ser esta a mais importante homenagem que recebera em sua vida e, na presença de diversas autoridades, sentenciou: “o Tocantins vai ser responsável pelo desenvolvimento de uma macrorregião sem paralelo no País”. A entrega do título ao pesquisador culminou com a abertura oficial da 9ª edição da Agrotins, realizada pelo governador Marcelo Miranda (PMDB), pelo ministro da Agricutura Reinhold Stephanes e pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium. Os deputados federais Laurez Moreira e Nilmar Ruiz, e os estaduais Júnior Coimbra (PMDB), Pastor Pedro Lima (PR) e Eli Borges (PMDB) também marcaram presença na solenidade de entrega do título de Cidadania. Homero Aidar é natural de Nova Granada - São Paulo -, filho de Abrão Bou Aidar e Aydéia Carvalho Aidar. É graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Fitotecnia, pela Universidade Federal de Viçosa (MG), e especialização em produção vegetal. (Elpídio Lopes)