Deputados apóiam sugestão de unificação dos salários de PMs e bombeiros

Por DICOM
13/05/2009 13h01 - Publicado há 15 anos
Proposta de Gaguim é amparada por todos deputados
A unificação dos salários da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares, em todas as unidades federadas do País, é o teor de um requerimento apresentado pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), aprovado na ordem do dia desta terça-feira, dia 12. Na matéria, o parlamentar solicita aos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB), da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), e aos líderes partidários daquelas Casas empenho para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300/2008, que dispõe sobre a medida. O requerimento foi assinado pelos demais parlamentares desta Casa de Leis, com exceção do deputado Paulo Roberto que, de acordo com sua assessoria, está em viagem ao interior do Estado. O deputado Eli Borges (PMDB) solicita ao Executivo a redução dos tributos cobrados sobre a compra de adubos fosfatados e fertilizantes para as misturadoras e comerciantes varejistas no Estado. Durante a sessão, o parlamentar argumentou que a competitividade da agricultura tocantinense depende do valor dos insumos que, segundo ele, são mais baratos em outros Estados do que no Tocantins. Em várias solicitações aprovadas, o parlamentar Júnior Coimbra (PMDB) pede ao Executivo a implantação do programa “Escola Ativa” em 10 municípios, como Juarina, Buriti e Aliança do Tocantins. Para a Capital, o deputado sugere à prefeitura a recuperação e o encascalhamento da estrada que dá acesso à praia do Caju, além da revitalização do Parque Cesamar. Do deputado Manoel Queiroz (PT), foi aprovado o pedido de recuperação e encascalhamento de estradas vicinais de povoados nos municípios de Praia Norte. O revestimento primário de 16km de outra estrada vicinal de Augustinópolis é o teor de outra matéria de Queiroz. A destinação de veículo para o serviço social no Hospital Geral de Palmas, Hospital Dona Regina e Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani é o que o deputado José Viana (PSC) pede ao Executivo. Já a líder do governo, deputada Josi Nunes (PMDB), teve aprovado um requerimento que encaminha ao Executivo um anteprojeto de lei, propondo a inclusão de uma equipe multidisciplinar nas escolas da rede estadual. Outro anteprojeto, de autoria do deputado José Geraldo (PTB), também foi encaminhado ao Governo do Estado, por intermédio de um requerimento aprovado. A matéria sugere que o Executivo determine que os organizadores de eventos públicos sejam obrigados a orientar os visitantes sobre procedimentos de segurança. O parlamentar Pedro Lima pede a construção de casas populares em Pau D’arco, e a implantação do programa “Leite é Saúde” em Porto Nacional. Solange Duailibe (PT) requer, para Monte do Carmo, a construção e a instalação de posto de saúde e a instalação de caixa d’água e abertura de poço artesiano em Monte do Carmo. (Glauber Barros)