Deputados pedem urgência no socorro aos municípios ribeirinhos
O socorro imediato aos municípios ribeirinhos no norte do Estado, atingidos pelas fortes chuvas e enchentes na região, é o que solicita o deputado Iderval Silva (PMDB), por intermédio de um requerimento, cuja urgência na tramitação foi aprovada na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 13. Outro projeto do parlamentar, enviado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), proíbe que empresas cobrem de seus clientes as taxas de emissão de carnê ou boleto bancário.
No requerimento em que solicita apoio aos municípios ribeirinhos, Iderval pede às secretarias de Saúde e da Ação Social que disponibilizem, para as pessoas atingidas, equipes médicas, medicamentos, cestas básicas e agasalhos. “Ao todo, são 13 (treze) municípios monitorados pela Defesa Civil Estadual em estado de alerta”, informou Iderval.
Segundo o autor da matéria, este é o momento certo de agir. “Os efeitos danosos das enchentes se verificam quando as águas começam a baixar”, disse ele. Iderval alerta que, assim que “as pessoas voltarem para suas casas, vão se deparar com a devastação total e com graves problemas de doenças, oriundos do acúmulo de água parada”.
Quanto à outra proposta de proibição da cobrança por emissão de carnê ou boleto bancário, o parlamentar alega que “a prática de cobrar este tipo de tarifa é considerada abusiva por constituir vantagem em desfavor do consumidor”. Iderval alerta que “cada instituição financeira tem seu pacote de cobranças, muitas delas ilegais, e é importante saber o que é certo pagar e o que é excedente e gera apenas lucros para elas”. (Glauber Barros)