Municípios tocantinenses terão monitoramento via satélite
O lançamento do programa Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), no Palácio Araguaia, na manhã desta terça-feira, dia 19, teve a participação do presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB). O ato solene que contou com a presença do governador Marcelo Miranda (PMDB) e do diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sipam, Rogério Guedes Soares, foi formalizado com a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Sipam. O deputado Carlos Gaguim subscreveu o documento como testemunha.
O Sipam é um sistema da Casa Civil da Presidência da República que, com a parceria do Governo Estadual, vai proporcionar aos municípios tocantinenses o monitoramento ambiental de suas áreas, por meio de imagens de satélites, além de oferecer ao Tocantins geotecnologias que vão contribuir nas políticas públicas de cada cidade.
O sistema é capaz de produzir imagens de alta resolução, para o monitoramento ambiental, visando à localização de áreas de desmatamento, atualização de mapas temáticos e verificação de solo para finalidades agrícolas, monitoramento meteorológico, com previsão de inundações, e de atividades ilícitas, como contrabando e tráfico de drogas. (Penaforte Diaz)