Ministro do TCU recebe título de Cidadão Tocantinense
Em sessão solene nesta terça-feira, dia 29, a Assembléia Legislativa concede o título de “Cidadão Tocantinense” ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Valmir Campelo Bezerra. A homenagem foi requerida pelo presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), pelo reconhecimento dos serviços prestados pelo ministro ao povo do Tocantins na luta pela criação do Estado.
“Na época, Valmir assumiu por diversas vezes a condução dos trabalhos, criando um ambiente favorável para a criação do nosso Estado, comungando com o ideal emancipacionista de gerações de líderes tocantinenses. Por isso, aplaudimos com entusiasmo este cidadão que tem um exemplo de vida pública e um curriculum invejável, conseguido graças à sua determinação e seriedade”, afirmou o presidente. Perfil
O ministro nasceu em 22 de outubro de 1944, na cidade de Crateús, Ceará. Em 1968, formou-se em Comunicação Social pela UNB e, em seguida, fez os cursos de Administração Pública e Desenvolvimento Municipal na Alemanha. Valmir Campelo foi deputado federal constituinte (1987-1991), quando ocupou a 1a-Vice-Presidência da Subcomissão dos Estados e foi também membro da Comissão de Organização do Estado (criação do Estado do Tocantins), e senador da República de 1991 a 1997. Em 1997, tomou posse como ministro do Tribunal de Contas da União e, em 2002, foi presidente da instituição. (Penaforte)