Stalin propõe criação do programa de combate ao glaucoma
Foi aprovado, na ordem do dia desta terça-feira, dia 30, um requerimento que encaminha um anteprojeto de lei ao Executivo, sugerindo a criação do Programa de Prevenção e Combate ao Glaucoma no Tocantins. A solicitação é do deputado Stalin Bucar (PSDB) que acrescenta que a criação ficaria a cargo da Secretaria Estadual da Saúde – Sesau – que também teria que oferecer colírio de combate ao glaucoma aos portares da doença.
“O glaucoma é uma doença crônica que pode ser controlada com o uso de colírios que baixam a pressão intra-ocular e outros remédios muito caros que fazem com que grande parte dos doentes não consiga arcar com as despesas”, ressaltou Stalin.
O deputado Iderval Silva (PMDB) é autor do requerimento que sugere a realização de convênio entre o Executivo e as prefeituras de Palmeirante, Praia Norte, Sampaio, São Bento e Sítio Novo, para a implantação do Programa Família Brasileira.
Os requerimentos do democrata César Halum propõem diversos benefícios para Wanderlândia, como o projeto de preservação ambiental do Córrego Santo Estevão e a construção de ginásio de esportes. Outra solicitação de Halum é para que o mel seja incluído na merenda escolar nas unidades de ensino público estadual.
Já o pedetista Fábio Martins recebeu anuência nas propostas que destinam ambulância e obra de água pluvial para Pium, pavimentação asfáltica de trecho da TO-454 entre Porto Nacional e Paraíso e entre Ponte Alta do Tocantins e Pindorama. Ainda para Porto Nacional, ele pediu a construção de creche nos bairros Jardins dos Ipês e Fama.
Para Ananás, o deputado Pedro Lima (PR) solicitou a implantação de lavouras comunitária, e, para Carrasco Bonito, o parlamentar Manoel Queiroz (PT) sugeriu a construção de uma ponte.
Os deputados José Geraldo (PTB), Júnior Coimbra (PMDB), Marcello Lelis (PV) e Toinho Andrade (Dem) solicitaram, dentre outras coisas, cessão de carro fumacê para Aparecida do Rio Negro, construção de cobertura e arquibancada da quadra esportiva para Barrolândia, além de votos de aplausos para personalidades no Estado. Os parlamentares aprovaram 24 requerimentos. (Elpídio Lopes)