Assembléia implanta novo sistema de telefonia e internet na Casa
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), aproveitando o período de recesso parlamentar de julho, determinou uma reforma total na rede de telefonia e internet da Casa, aderindo assim ao sistema já adotado por todas as secretárias e demais órgãos do Poder Executivo.
O projeto, segundo o Diretor de Área de informática da Assembléia, Carlos Rogério Leão, visa implantar a telefonia Voip (Voz sobre IP), ou seja, Telefonia IP, tecnologia de última geração que permite substituir o sistema de telefonia analógico para o digital. “Tivemos que trocar todo o cabeamento que já tinha sete anos e demais equipamentos, pois não garantiam mais confiabilidade ao sistema”, assegurou Carlos.
Para o secretário-geral da Assembleia, Antônio Lopes Braga Júnior, a Casa está apenas aderindo a um serviço que irá proporcionar uma economia significativa em termos de custos e qualidade. Todo o equipamento está saindo a custo zero, portanto, por conta da empresa, que receberá pagamento apenas por conta dos serviços que serão oferecidos.
“Antes, uma ligação de um telefone fixo para celular, ou de celular para fixo, a Assembleia pagava tarifas diferenciadas; agora, não, esses tipos de ligação passam a ter os mesmos valores, o que significa uma economia de praticamente 50%”, diz o secretário. Mas será uma mudança de forma gradual.
A obra, executada por etapas, andar por andar, levou inclusive a administração da Casa a fazer remanejamentos de alguns setores, de forma a não prejudicar a rotina de trabalho, que durante esse período, excepcionalmente, terá expediente interno das 8 às 14 horas.
De acordo com Leão, o novo sistema, cuja transmissão será feita digitalmente, irá oferecer mais confiabilidade nas comunicações com os demais órgãos governamentais onde já foi adotado. Quanto à internet, segundo o diretor, está sendo implantado o sistema wireless (internet sem fio) que permitirá aos portadores de notebooks e telefones sem fio conexão à web de qualquer ponto dentro do prédio.
A empresa responsável pelo serviço, a Siemens, irá prestar assistência ao Legislativo durante cinco anos, assumindo todas as substituições de equipamentos que porventura forem necessárias. Leão garantiu que a obra estará concluída até o final de julho. Na opinião de Josivaldo Luiz, que está supervisionando o trabalho, o novo sistema irá permitir uma melhoria de 100% de agilidade na rede”. (Elpídio Lopes)