Mototaxistas aderem à campanha "Em Defesa da Cidadania e da Vida no Trânsito"

Por DICOM
01/08/2009 09h34 - Publicado há 14 anos
"Palmas será modelo de segurança", diz Gaguim
Cerca de 200 mototaxistas de Palmas compareceram ao auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), na manhã desta segunda-feira, dia 27, para engrossar as fileiras das ações da campanha “Em Defesa da Cidadania e da Vida no Trânsito”. A proposta é uma iniciativa do Parlamento Tocantinense, em conjunto com o Detran/To, secretarias Estadual da Educação - Seduc - e da Saúde - Sesau, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade – ATTM. Para comemorar o Dia do Motociclista, o evento contou com a realização de palestra e distribuição de kits, contendo material educativo da campanha. “É importante a participação dos mototaxistas, pois são eles que vivenciam o dia-a-dia nas ruas das cidades, além de serem um exemplo de direção defensiva e educação no trânsito. Palmas será um modelo de segurança no trânsito e estamos trabalhando para isso”, afirmou o presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB). O parlamentar também lembrou de sua luta pela regulamentação da atividade dos mototaxistas. “Esse reconhecimento começou ainda quando era vereador de Palmas, pois considero o trabalho essencial, tanto pela prestação de serviço para a população quanto pela fonte geradora de emprego para nosso povo”. Carlos Henrique Gaguim defendeu ainda a contratação dos melhores profissionais de engenharia de transporte urbano para combater a violência do trânsito em Palmas. “O trânsito é prioridade, precisamos de uma ação urgente e continuada em todas as cidades do Estado”, alertou. Esclarecendo sobre a contribuição da categoria no trânsito, o presidente do sindicato dos mototaxistas de Palmas, Francisco Lopes da Silva, destacou a segurança de utilizar os serviços da classe. “Somos conscientes de nosso trabalho, obedecemos às regras e todas as orientações necessárias, pois sabemos que não podemos errar”, assegurou. Participaram também da solenidade os deputados Stalin Bucar (PSDB) e Pastor Pedro Lima (PR), o presidente do Detran, Joaquim de Sena Balduíno, a secretária de Educação, Dorinha Seabra, o vereador Fernando Rezende e os representantes da Agência de Trânsito, Transporte e Modalidade de Palmas, Manoel Messias Dias, da Polícia Militar, coronel Eudilon Donizete Pereira, e do Corpo de Bombeiros, coronel Erli Lemes. Após o evento na ATM, os motoqueiros fizeram uma motoata, passeio em duas rodas, pelas avenidas Governador Siqueira Campos e JK, em comemoração ao 27 de julho. (Penaforte Diaz)