A solenidade de abertura da XI Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 24, no auditório do centenário Teatro São José, em Porto Alegre (RS). A cerimônia que contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), 16 deputados tocantinenses, os secretários de assuntos parlamentares, Sargento Aragão (PPS), e do Esporte, Palmeri Bezerra (PMDB), além do governador Marcelo Miranda (PMDB), iniciou com a exibição de vídeo institucional que apresentou as conquistas dos 10 primeiros anos da entidade.
Em seguida, o presidente da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), o deputado amazonense Liberman Moreno (MD) falou sobre o fortalecimento da entidade. “Precisamos unir forças, trocar experiências entre os Legislativos e provar a seriedade dos Parlamentos Estaduais. Este é o caminho para buscarmos maior autonomia deste Poder”.
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PPS), também frisou a importância da independência das casas legislativas estaduais e municipais. “O poder ainda está muito centralizado no Executivo da União”, afirmou Yeda, referindo-se à força dos legisladores para a discussão e a aprovação da reforma política e tributária no Congresso, o que, segundo ela, são fundamentais para o desenvolvimento nacional.
Ampliar a capacidade da legislação e divulgar as ações dos deputados foram outros aspectos destacados no discurso de Liberman. “Vários assuntos nacionais exigem a nossa participação. Somos os primeiros ouvidores do processo político. Vivenciamos o dia-a-dia da população que representamos”. Além das delegações parlamentares das 27 unidades da Federação, também participam do evento que acontece até amanhã na Assembléia Legislativa gaúcha governadores, deputados federais e secretários de Estados.