Exonerar comissionados foi sugestão de representantes de sindicatos
Após manifestações de protestos, representantes de várias categorias de servidores públicos do Tocantins tiveram a iniciativa de solicitar, na manhã desta terça-feira, dia 4, uma audiência com os deputados estaduais. O encontro aconteceu na Sala Vip do Legislativo, logo após a sessão ordinária, quando alguns membros de sindicatos estaduais apresentaram como alternativa para resolver o impasse dos 25% de reajuste salarial a exoneração de cargos comissionados. “Bastaria exonerar 7% dos que exercem função comissionada”, frisou o assessor jurídico Rodrigo Coelho, garantindo que enxugaria a máquina e sobraria orçamento suficiente para dar o aumento concedido e retirado em dezembro de 2007.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins, Clayton Pinheiro, também ressaltou que o aumento visa corrigir a distorção salarial dos servidores administrativos do Executivo em relação aos dos demais poderes. Ele citou como exemplo a diferença entre a remuneração de um funcionário de nível médio do Tribunal de Justiça e de um de nível superior do Executivo. Durante a reunião, os servidores também falaram sobre o descontentamento da categoria com a demora no julgamento do processo que tramita no Tribunal de Justiça.
O apoio à classe e a busca para agilizar o entendimento entre o Executivo e os representantes de cerca de 8 mil servidores efetivos estaduais foram demonstradas pelos deputados que se colocaram à disposição para ajudar no que for necessário para acelerar a solução deste empecilho. O deputado tucano Raimundo Moreira sugeriu que se organize uma nova reunião com a presença de representante do governo para definir as prioridades de um desfecho positivo.
Por sua vez, o presidente desta Casa de Leis, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), reafirmou o compromisso com a categoria. “Vamos continuar cumprindo nosso papel de ouvir todas as classes e tentar intermediar com o governo no que for necessário para encontrar as melhores soluções para o Estado. O diálogo é a melhor saída para o entendimento”.
A líder do governo no Parlamento, deputada Josi Nunes (PMDB), também se comprometeu em levar o assunto ao governador Marcelo Miranda e depois apresentar um parecer para o sindicato. Outros parlamentares de oposição e situação que participaram da reunião foram Stalin Bucar (PSDB), Solange Duailibe (PT), Marcello Lelis (PV), Luana Ribeiro (PR), José Geraldo (PTB), Amélio Cayres (PR), Paulo Roberto (DEM) e Sandoval Cardoso (PMDB). (Maisa Medeiros e Patrícia Sampaio)