Gaguim participa de debate com bancada federal e mais de 50 prefeitos

Por DICOM
11/08/2009 13h28 - Publicado há 14 anos
Gaguim participa de encontro na ATM
Distribuição do ICMS, recursos para manutenção de merenda e transporte escolar foram alguns assuntos debatidos durante a reunião com mais de 50 prefeitos, membros da bancada federal e parlamentares, realizada no auditório da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, nesta sexta-feira, dia 7. O encontro contou com a participação do presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), que demonstrou total apoio aos prefeitos e interesse em ajudar a resolver os problemas dos municípios. Dentre as reivindicações apresentadas pelos gestores municipais está a do pedido de revisão do ICMS feita pelo prefeito da Lagoa da Confusão, Jaime Café. Ele solicitou ao presidente Carlos Gaguim que ao assumir o Executivo interinamente analise os atuais programas de isenção de impostos. “Vamos tentar resolver todas as questões primordiais para as prefeituras. Nos colocamos à disposição para discutir com a bancada federal a melhor solução para estes problemas. Daremos também prioridade à saúde”, ressaltou Gaguim. O presidente da ATM, Valtenis Lino, defendeu a importância da união dos prefeitos para encontrar soluções para os problemas que são iguais para todos os municípios. O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdala, afirmou que apesar das reformas administrativas e dos cortes nos gastos, o município continua tendo dificuldades em suprir as necessidades da prefeitura. O senador João Ribeiro (PR), por sua vez, afirmou o compromisso em atender as demandas da ATM, junto às prefeituras, buscando recursos. Já o senador Leomar Quintanilha (PMDB) sugeriu que os prefeitos formem uma comissão para debater com os deputados estaduais as prioridades e definir as propostas a serem reivindicadas. Outro ponto de debate foi a atuação do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE), que segundo o deputado Stalin Bucar (PSDB), está penalizando os gestores municipais. O parlamentar enfatizou ainda o seu interesse em verificar se os atos do órgão são constitucionais. Também participaram da reunião, o deputado federal Laurez Moreira (PSB), os deputados estaduais Amélio Cayres (PR), Raimundo Moreira (PSDB), José Geraldo (PTB) e o reitor da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero, dentre outros. (Maisa Medeiros)