Júnior Coimbra participa de fórum de educação no trânsito

Por DICOM
18/08/2009 17h08 - Publicado há 14 anos
Vice-presidente, Júnior Coimbra (PMDB)
Com o intuito de fomentar políticas públicas e promover um trânsito seguro, foi realizada, nesta terça-feira, dia 18, a abertura do 1º Fórum Intermunicipal de Educação no Trânsito, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, que teve a participação de mais de 150 pessoas. A Assembléia Legislativa, uma das responsáveis pela iniciativa, foi representada pelo primeiro-vice-presidente, Júnior Coimbra (PMDB). Uma apresentação teatral sobre o sonho de trânsito perfeito marcou a abertura do evento. De forma descontraída, os artistas passaram a mensagem de paz no trânsito e incentivaram o público a contribuir com a melhoria do trânsito na Capital, por intermédio da mudança de comportamento. Em seu pronunciamento, o deputado Júnior Coimbra (PMDB) comentou sobre a satisfação do Parlamento em contribuir com as discussões sobre o problema do trânsito no Estado e sobre a parceria em ações educativas e preventivas, com o objetivo de reduzir o número de acidentes. O deputado ressaltou ainda que esta Casa de Leis está disposta a participar de todos os eventos que tenham como propósito conscientizar a população sobre regras e comportamento no trânsito. “É, a partir de iniciativas como essa, que a população terá consciência do seu real papel no trânsito”, destacou Coimbra. O presidente da ATTM - Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade -, Silvio Cunha, apontou a educação como principal fator para a mudança de comportamento de condutores de veículos e pedestres, o que possibilita um trânsito mais tranqüilo e pacífico. Por sua vez, o secretário municipal de Educação, Danilo de Mello, elogiou a participação das crianças no evento e destacou a importância da reflexão do tema como forma de reduzir os problemas de violência no trânsito. O estudante do 6º ano, Natan Mendes, participou do fórum com a intenção de aprender o jeito certo de se comportar quando aprender a dirigir. “Nós precisamos participar dessas palestras desde cedo para aprender a dirigir com responsabilidade”, comentou o aluno. O primeiro dia do Fórum Intermunicipal de Educação no Trânsito tem como tema “Trânsito, Responsabilidade de Todos Nós” e contou com palestras sobre comportamento humano no trânsito, aspectos da dirigibilidade e debates sobre Educação no Trânsito. O evento que encerra nesta quarta-feira, dia 19, reúne gestores municipais do Estado, profissionais que atuam no trânsito, professores e alunos. Durante o fórum, será discutida a realidade do trânsito dos municípios participantes, tendo como resultado final a elaboração da “Carta do 1º Fórum”, com estratégias para a implementação de políticas públicas voltadas para a Educação no Trânsito. Também participaram da abertura do fórum a vereadora Divina Márcia (PTN), o secretário de Governo de Palmas, Darci Coelho, o secretário municipal de Saúde, Samuel Bonilha, além de representantes do Detran. (Maisa Medeiros)