Zeferino Favaretto pode receber título de cidadania
O agente de Atividade Agropecuária, Zeferino Favaretto, pode receber da Assembléia Legislativa o título de Cidadania Tocantinense. A honraria é sugerida pela deputada Solange Duailibe (PT), por meio de um projeto de lei, que foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na tarde desta quarta-feira, dia 26.
A petista defende a iniciativa, afirmando que, além de grandes virtudes enquanto homem de bem e pai de família, Zeferino teve uma vida dedicada ao trabalho, à preservação do meio ambiente no Estado do Tocantins. “Ele merece esse título, especialmente quando se comemora no mês de setembro de 2009, os 20 anos do Ibama”, justificou Solange.
Trajetória do homenageado
Zeferino foi admitido em 2 de maio de 1972, no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, órgão que posteriormente se fundiu com outras entidades que deram origem ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama. Trabalhou no Parque Nacional do Iguaçu e no Parque Nacional de Sete Quedas, ambos no Estado do Paraná.
Em 1993, mudou-se para o Estado do Tocantins, passando a exercer suas atividades na cidade de Araguaína, onde permaneceu até 2008, quando se aposentou. Durante os anos em que prestou serviço ao Ibama, dedicou-se à produção de mudas para o plantio e reflorestamento, atividade que se dedicou até se aposentar. Atualmente, continua residindo em Araguaína. (Elpídio Lopes)