Numa reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira, dia 2, representantes sindicais reivindicaram ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), apoio na negociação com o Executivo, referente ao aumento de 25% no salário do funcionalismo estadual. Ainda hoje, os sindicalistas devem participar de uma assembléia geral com os servidores, quando será discutida a proposta do governador Marcelo Miranda (PMDB) de pagar os 25% em duas parcelas, sendo metade em outubro deste ano e o restante em agosto de 2010. O retroativo deve ser pago em 36 vezes a partir de dezembro de 2010.
Os classistas salientaram que o apoio do presidente do Parlamento é fundamental, por ser considerado um parceiro das categorias. Carlos Gaguim aproveitou a oportunidade para pedir ajuda das categorias em seu governo. “Preciso do apoio de vocês, pois, apesar de meu governo ser passageiro, temos que ter responsabilidade com a coisa pública”, declarou.
Participaram do encontro o Sindicato dos Servidores Público no Estado do Tocantins - Sisep -, Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins - Sicideto -, Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Tocantins - Sintras -, Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins - Sindifato - e o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins, além dos deputados Raimundo Palito (PP) e Josi Nunes (PMDB). (Elpídio Lopes)