Na manhã desta quarta-feira, dia 9, em um clima caloroso, foi empossado como governador do Estado do Tocantins o deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Em uma sessão extraordinária e especial de posse, a cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Severiano Costandrade, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José de Moura Filho, da presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargadora Willamara Leila, do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e dos senadores João Ribeiro (PR) e Leomar Quintanilha (PMDB) e foi marcada pelos discursos de aclamação ao novo chefe do Executivo.
A sessão especial foi conduzida pelo presidente do Parlamento, deputado Júnior Coimbra (PMDB), que assumirá o comando da Casa de Leis, durante os 40 dias previstos para o governo interino. Depois de fazer o juramento e assinar o termo de posse, Carlos Gaguim foi saudado pelos deputados Stalin Bucar (PSDB), representando a bancada de oposição, e Angelo Agnolin (DEM), a de sustentação do Governo.
Durante pronunciamento, Stalin Bucar destacou a satisfação dos deputados em ter no Executivo um parlamentar da grandeza do governador Carlos Gaguim que soube conduzir, com democracia, o Legislativo e falou da expectativa que o Estado vive neste mandato de transição em que os deputados terão uma grande responsabilidade na escolha do próximo governador.
Stalin ainda afirmou que a bancada está “absolutamente tranqüila por saber que o novo chefe do Executivo tem projetos para atender à população mais necessitada e, por isso, dará o apoio necessário para ajudar a realizá-los”.
Angelo Agnolin enfatizou o momento histórico no Tocantins, com a determinação do TSE, e garantiu que Gaguim terá suporte incondicional dos parlamentares em suas decisões, que visam ao desenvolvimento do Estado e da sua população.
Ainda durante os pronunciamentos fizeram uso da palavra o prefeito Raul Filho e os senadores Leomar Quintanilha e João Ribeiro que desejaram ao novo governador sorte em sua gestão no comando do Palácio Araguaia, além de confirmar o apoio político com relação às questões administrativas do Estado.
O último a fazer uso da palavra foi o governador Carlos Gaguim que comentou a decisão do TSE - Tribunal Superior Eleitoral - e do prosseguimento que dará ao processo político-administrativo do Tocantins. Gaguim tranqüilizou fornecedores e servidores públicos, garantindo a todos os direitos e os compromissos firmados anteriormente e ressaltou ainda que irá governar o Estado em harmonia com o Parlamento, em parceria com o presidente Lula e com a ajuda de todos os cidadãos.
“Este é mais um momento em que o Tocantins precisa dar às mãos por um único objetivo, que é o desenvolvimento econômico, aliado à melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, frisou o novo governador do Estado do Tocantins. (Maisa Medeiros)