Júnior Coimbra participa de solenidades no Palácio Araguaia

Por DICOM
21/09/2009 11h01 - Publicado há 14 anos
Presidente da AL e autoridades em evento
O presidente interino da Assembléia Legislativa, Júnior Coimbra (PMDB), participou, na manhã desta sexta-feira, dia 18, no auditório do Palácio Araguaia, da solenidade de entrega de 108 ônibus escolares, dos 140 adquiridos pelo Governo do Estado, que não foram liberados para os prefeitos, devido a pendências no pagamento. Recursos na ordem de R$ 28 milhões do Tesouro Estadual foram investidos na compra dos veículos. A entrega foi realizada pelo governador em exercício, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), após o pagamento. Com a liberação, ficam faltando 16 veículos que serão entregues na próxima semana, sendo que 16 já foram distribuídos anteriormente pelo ex-governador. Eles foram adequados para o transporte de cadeirantes e contam com todos os equipamentos de segurança que atendem às exigências do Departamento Estadual de Trânsito - Detran. A posse do secretário da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha (PMDB), foi outra solenidade do dia. Quintanilha discorreu sobre o desafio que terá no comando da pasta, os projetos, como a criação de escolas de tempo integral e a inclusão da disciplina sobre normas de trânsito na grade escolar, e sobre a prioridade que será o recredenciamento da Unitins junto ao Ministério de Educação e Cultura - MEC. O secretário ainda elogiou os professores pela dedicação e destacou que irá contar com toda a classe para buscar resultados positivos para o desenvolvimento da Educação no Estado. Parabenizando o governador pela escolha de Leomar Quintanilha, o presidente do Parlamento, Júnior Coimbra, lembrou os avanços da Educação no Estado, quando o senador era titular da pasta e salientou que o grande desafio será colocar o Estado em uma colocação de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Outro ponto ressaltado por Júnior Coimbra foi com referência à entrega definitiva dos ônibus escolares. Por sua vez, o governador Carlos Gaguim (PMDB) falou sobre a satisfação em contar com o senador Leomar Quitanilha na sua administração e recomendou mudanças na forma de gestão para que o Estado possa alcançar uma classificação melhor na próxima avaliação do Enem. Com relação aos veículos liberados, o governador confirmou que já foram quitados e destacou que enviará nos próximos dias projetos para a Assembléia Legislativa, referentes a empréstimos para pagar fornecedores e empresários. Ainda fez uso da palavra o presidente da ATM - Associação Tocantinense de Municípios -, Valtênis Lino, os deputados federais, Laurez Moreira (PSB), Osvaldo Reis (PMDB) e Nilmar Ruiz (Dem) e o senador João Ribeiro (PR). Em seus discursos, todos elogiaram o senador Leomar Quintanilha pelo projeto de criação das escolas de tempo integral e pela busca pelo recredenciamento da Unitins. Eles também lembraram a necessidade de investimento em escolas agrícolas e a da implantação da cidade digital em todos os municípios do Estado. O evento também foi prestigiado pelos deputados Amélio Cayres (PR), Angelo Agnolin (DEM), Sargento Aragão (PPS), Eli Borges (PMDB), Iderval Silva (PMDB), José Geraldo (PTB), Josi Nunes (PMDB), José Viana (PSC), Manoel Queiroz (PT), Raimundo Palito (PP), Sandoval Cardoso (PMDB), Stalin Bucar (PSDB), Luana Ribeiro (PR) e Toinho Andrade (DEM). (Maisa Medeiros)