Candidatos apresentam planos de governo para "mandato-tampão" na Assembléia Legislativa

Por DICOM
08/10/2009 11h22 - Publicado há 14 anos
Três candidatos pleiteiam governar Estado
Após terem sido protocolados e lidos no expediente da sessão matutina desta quarta-feira, dia 7, os planos de governo para o “mandato-tampão” foram apresentados pelos três candidatos na Assembléia Legislativa. A decisão pela explanação das propostas no plenário foi tomada pelos deputados para permitir que todos os presentes pudessem assistir aos discursos do governador interino, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), de Adail Carvalho (PSDC) e de Joaquim Rocha (PHS). Sorteado para iniciar os pronunciamentos, Gaguim concentrou seu plano em temas como a melhoria da gestão pública, recuperação da infra-estrutura de serviços essenciais e desenvolvimento econômico e social. Dentre as propostas, o governador interino destacou a implantação da “Zona Franca Verde”, para atrair investimentos e gerar empregos, e a distribuição de ambulâncias para todos os municípios de Estado e para as Apaes. O candidato do Partido Social Democrata Cristão, Adail Carvalho, mencionou uma série de objetivos gerais para o desenvolvimento tocantinense, como o fortalecimento da economia estadual, da segurança pública e a consolidação da identidade cultural tocantinense. Mais específico, o ex-vereador de Palmas, Joaquim Rocha, do Partido Humanista da Solidariedade, argumentou sobre a necessidade de descentralizar a gestão pública. Em seu plano, ele propõe a divisão do Estado em 16 microrregiões, a formação de consórcios intermunicipais para viabilizar obras de saneamento básico e de um sistema integrado de informações para otimizar a comunicação entre as forças de segurança. (Glauber Barros)