A tradicional Sessão Solene, em homenagem aos dias do Professor e dos Médicos, será realizada na manhã desta quarta-feira, dia 4, no plenário da Assembléia Legislativa. Serão agraciados com o título de Cidadão Tocantinense os professores Fidêncio Bogo, José Hidasi e a missionária Margarida Lemos Gonçalves.
O professor Hidasi que nasceu na Hungria é graduado em geografia, história e geologia. Ele se naturalizou brasileiro em 1962 e foi responsável pela criação e reestruturação de 14 museus brasileiros. A homenagem foi solicitada pelo deputado Marcello Lelis (PV)
Já o professor Fidêncio Bogo foi contemplado por um projeto de lei da deputada Josi Nunes (PMDB). Fidêncio foi diretor dos colégios Doutor Quintiliano em Natividade e do Estadual de Porto Nacional (entre 1981 e 1991). Ele também ajudou a criar a Fafing – Faculdade de Filosofia do Norte Goiano.
A terceira homenageada com o título de Cidadã Tocantinense, Margarida Lemos Gonçalves, foi uma solicitação do deputado Eli Borges (PMDB). Margarida é missionária da Congregação Batista e pioneira no Tocantins.
As datas oficiais dos dias do Professor e dos Médicos são comemoradas oficialmente em 15 e 18 de outubro respectivamente. (Penaforte Diaz)