Deputados reforçam importância de professores e médicos para sociedade

Por DICOM
04/11/2009 18h21 - Publicado há 14 anos
Mesa composta para sessão solene
As categorias profissionais dos professores e médicos foram homenageadas em sessão solene, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 4, na Assembléia Legislativa. Além da entrega de títulos de cidadania tocantinense a três professores, a cerimônia foi marcada por discursos em reconhecimento à contribuição das classes para o desenvolvimento do Estado. Em seu pronunciamento, a líder do governo, deputada Josi Nunes (PMDB), lembrou dos desafios enfrentados na missão de melhorar continuamente a educação, como a obtenção de uma universidade estadual pública e gratuita. Quanto às conquistas já alcançadas, Josi lembrou do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) da classe, bem como fato de o Tocantins pagar, de acordo com ela, o segundo melhor salário para os professores do País. Já o deputado Paulo Roberto (PR) usou a tribuna para fazer uma homenagem à professora Martha Mesquita. A pedagoga e religiosa francesa que reside desde 1980 em Porto Nacional trabalhou no tradicional Colégio Sagrado Coração de Jesus como professora, tesoureira, coordenadora e vice-diretora, além de lecionar na Fafing (Faculdade de Filosofia do Norte Goiano). O reconhecimento ao legado da professora e missionária evangélica Margarida Lemos Gonçalves foi o tema do pronunciamento do deputado Eli Borges (PMDB). O parlamentar discorreu sobre a contribuição da missionária batista na evangelização do Tocantins desde 1948, bem como na educação do interior do antigo norte goiano. Em reconhecimento aos médicos, o secretário da saúde, Francisco Melquíades Neto, falou sobre sua satisfação e orgulho em representar uma categoria que salva vidas. Melquíades reafirmou seu compromisso com a saúde preventiva, como forma de assegurar a dignidade do ser humano. A cerimônia foi prestigiada pelos presidentes do Tribunal de Justiça, Willamara Leila, e do Tribunal de Contas, Severiano Costandrade, pela deputada federal Nilmar Ruiz (PR), secretário Estadual de Educação, Leomar Quintanilha. O reitor da Unitins, Osmar Garcia, representou o governador do Estado, Carlos Gaguim (PMDB), e o secretário de educação de Palmas, Danilo de Sousa, o prefeito da Capital, Raul Filho (PT). (Glauber Barros)