Deputada defende autonomia territorial de Palmas

Por DICOM
11/11/2009 11h55 - Publicado há 14 anos
Deputada Solange durante sessão desta terça-feir
Um requerimento da deputada Solange Duailibe (PT), que solicita a autonomia territorial do Município de Palmas, foi aprovado na sessão desta terça-feira, dia 10. A deputada sugere ao Governo do Estado que repasse as áreas de terras públicas, situadas no perímetro urbano da Capital, ao domínio da Prefeitura de Palmas. “Não é justo que uma Capital que nasceu planejada não tenha autonomia territorial, já que foi edificada em áreas desapropriadas com fins específicos para sua implantação. Há dificuldades até para implantação de projetos habitacionais devido à inexistência de área de inclusão social no município.” alerta Solange. Ela acrescenta ainda que a situação é responsável pelos grandes vazios urbanos, além de prejuízos econômicos, pois o município, atualmente, não tem participação em operações financeiras quando envolve o comércio dessas áreas. Ainda na sessão, os deputados aprovaram um total de 32 requerimentos constantes na ordem do dia. Onze deles de autoria do deputado Fábio Martins (PDT), que reivindicou ampliação do efetivo policial, obras de saneamento básico e programas de assistência social para os municípios de Santa Rosa, Natividade, Pium, Miranorte, Ipueiras, Porto Nacional, Palmeiras, Silvanópolis e Ponte Alta. Os outros requerimentos aprovados são de autoria dos deputados César Halum (DEM), José Viana (PSC), Eli Borges (PMDB), Iderval Silva (PMDB), Josi Nunes (PMDB), José Geraldo (PTB), Luana Ribeiro (PR), Manoel Queiroz (PPS), Osires Damaso (DEM), Stalin Bucar (PR) e Toinho Andrade (DEM). Eles atendem as reivindicações das comunidades dos municípios de Praia Norte, Ananás, Wanderlãndia, Araguatins, Monte do Carmo, Gurupi, Divinópolis, Maurilândia, Arraias, Miranorte, Bom Jesus e Abreulândia. (Penaforte Diaz)