Greve da Unirg é tema de reunião entre deputados e professores

Por DICOM
18/11/2009 19h35 - Publicado há 14 anos
Deputados e grevistas discutem solução para Unir
A busca de uma solução para a greve de professores e alunos da Fundação Centro Universitário Unirg, em Gurupi, foi o tema de um encontro realizado na sala da presidência da Assembléia Legislativa, no início da tarde desta quarta-feira, dia 18. O presidente do Legislativo, deputado Júnior Coimbra (PMDB), e a parlamentar Josi Nunes (PMDB) receberam um grupo de professores da instituição, acompanhados do vereador gurupiense Cabo Carlos (PT). Na pauta, o apoio dos parlamentares para superar o impasse. Em nome do grupo, o presidente da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (APUG), Paulo Henrique Mattos, relatou as razões que levaram os grevistas à paralisação, que começou há pouco mais de uma semana. Segundo o professor, o atraso do pagamento dos salários de outubro e a decisão de aumentar o valor das mensalidades em até 60% motivaram educadores e estudantes ao protesto que, ainda de acordo com Mattos, recebe a partir de hoje a adesão dos funcionários da instituição. Os manifestantes também se mostraram preocupados com a situação financeira da Unirg que, de acordo com eles, possui dívidas que totalizam a metade do patrimônio da entidade. O desrespeito aos direitos trabalhistas e supostas irregularidades na contratação de professores completam a lista de queixas apresentadas na reunião. Após deliberarem sobre opções para influir positivamente na situação, o presidente da Assembléia sugeriu um encontro dos professores com membros do Executivo. Segundo os educadores, a regularização de débitos do Estado com a universidade, por meio do pagamento de programas de bolsas de estudo, amenizaria o problema. Por sua vez, Josi enfatizou a necessidade de retomar o diálogo entre os grevistas e a Prefeitura de Gurupi. Neste sentido, a deputada sugeriu que Júnior Coimbra interceda junto ao prefeito Alexandre Abdala (PR). Prontamente, o chefe do Legislativo aceitou a solicitação. “Somos solidários à luta de vocês”, disse o deputado para os professores. (Glauber Barros)