Deputados anunciam ações de apoio aos conselheiros tutelares

Por DICOM
18/11/2009 19h43 - Publicado há 14 anos
Conselheiros tutelares participaram da sessão
Em favor da preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, parlamentares manifestaram apoio aos conselheiros tutelares na sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da categoria realizada na manhã desta quarta-feira, dia 18. A cerimônia também marcou a instituição do Dia Estadual do Conselheiro Tutelar, proposto por meio de uma matéria de autoria do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Júnior Coimbra (PMDB). Ao usar a palavra, a deputada Luana Ribeiro (PR) anunciou sua intenção de ajudar a entidade por meio da destinação de parte de suas emendas inclusas no orçamento de 2010. A parlamentar também sugeriu ao presidente do Legislativo que analise a possibilidade de doar computadores da Assembléia, que vai renovar parte dos seus equipamentos, para o uso dos conselhos tutelares. Já o deputado Marcello Lelis (PV) anunciou que vai apresentar dois requerimentos em sessão. Em um deles, o parlamentar solicita um levantamento da situação dos conselhos tutelares nos 139 municípios tocantinenses. Na outra matéria, Lelis pede à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento que realize uma reunião com os conselheiros a fim de subsidiar propostas que atendam demandas dos menores no Estado. Por sua vez, o deputado Eli Borges (PMDB) enfatizou a importância do trabalho social dos conselheiros na prevenção ao crime. “Os esforços de repressão serão inúteis se a origem do problema não for combatida, ou seja, as famílias desajustadas que geram indivíduos desajustados”, comentou. Outro ponto de vista para os problemas sociais foi comentado pelo republicano Stalin Bucar. Contra a mudança de políticas de longo prazo a cada mudança de governo, o deputado pronunciou-se pela adoção de políticas de Estado. Os deputados Osires Damaso (Dem) e Solange Duailibe (PT) mencionaram a importância dos conselheiros para a sociedade e os parabenizaram pelo seu dia. Por sua vez, o presidente da Assembléia, Júnior Coimbra, sugeriu aos profissionais que proponham aos vereadores de seus municípios a criação do Dia Municipal do Conselheiro Tutelar. (Glauber Barros)