César Halum propõe reativação de Comissão Especial
A Comissão Especial de Acompanhamento da Construção da Usina Hidrelétrica do Estreito (UHE do Estreito) poderá ser reativada na Assembléia Legislativa. Requerimento nesse sentido teve sua urgência aprovada nesta quinta-feira, dia 26, na Assembléia Legislativa.
A matéria, de autoria do deputado César Halum (PPS), será incluída no expediente da próxima sessão ordinária. Para o parlamentar, a reativação da Comissão é necessária pois visa dar continuidade aos trabalhos de acompanhamento da instalação da Usina, principalmente no que se refere as obrigações constantes no Termo de Compromisso entre o Consórcio Estreito de Energia (Ceste) e o IBAMA.
“Nós precisamos verificar se os compromissos firmados entre o CESTE e o IBAMA estão sendo cumpridos. Estamos preocupados, acima de tudo, com as famílias atingidas”, ressalta Halum. “Não podemos deixar que os impactados sejam prejudicados”.
Votos de Aplausos
Além do requerimento do deputado César Halum, outra matéria de autoria do democrata Toinho Andrade (DEM) também teve a urgência aprovada na sessão dessa quinta. A proposta requer o envio de votos de aplausos para o Senhor Dom Romualdo Matias Kujawisk, bispo da Diocese de Porto Nacional.
Voto de Repúdio
Na mesma sessão, o deputado Stalin Bucar (PR) apresentou requerimento de moção de repúdio em desfavor da senadora Kátia Abreu, que recentemente foi citada em reportagem da revista Carta Capital sobre apropriação de terras. A matéria teve a urgência aprovada, sendo que apenas os deputados Toinho Andrade (DEM) e Osires Damaso (DEM) manifestaram-se contra à moção. (Maisa Medeiros)