Assembléia vai conceder título de Cidadão Tocantinense a Lula
Na semana em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita o Tocantins, os deputados tocantinenses homenageiam uma das maiores lideranças políticas da história do país, com o título de Cidadão Tocantinense. O projeto de lei, de autoria do presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e assinado por todos os parlamentares, já tramita na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ.
O presidente Carlos Gaguim afirma que a condecoração é uma honra para o Parlamento e todos os tocantinenses, pois reconhece a história de luta e obstinação do presidente Lula, defendendo a oportunidades iguais para todos. “É um líder da nossa época, tem uma história de luta e de vida reconhecida internacionalmente e pelo povo do Tocantins que sempre lhe deu ampla votação. É uma honraria tê-lo como mais um cidadão tocantinense”.
O presidente do Legislativo destacou ainda a atenção que Lula dá ao nosso Estado. “Ele abraçou o Tocantins e esta parceria tem beneficiado toda a população”, comentou Gaguim. Ele finalizou ressaltando que a liberação de verbas para implantação da Ferrovia Norte-Sul, para a construção da ponte sobre o rio Tocantins em Pedro Afonso, e outros projetos, como o do biodiesel, consolidam, cada vez mais, o desenvolvimento do Estado.
Perfil
Luiz Inácio Lula da Silva é pernambucano de Garanhuns. Nasceu dia 27 de outubro de 1945 e, como muitos nordestinos, viveu a saga típica dos retirantes, deixando o seu palmo de terra em busca de sobrevivência na cidade grande. Sua trajetória de luta continuou em São Paulo, onde exerceu a função de metalúrgico, líder sindical, foi um dos fundadores do PT, deputado federal e culminou com a conquista da presidência da república, aos 57 anos, em 2002, com quase 53 milhões de votos. Agora está em sua segunda gestão com presidente do Brasil, eleito em 2006, com mais de 58 milhões de votos. Lula tem cinco filhos e é casado com Marisa Letícia.