Parlamentares debatem cessão da residência oficial do Estado

Por DICOM
01/12/2009 14h49 - Publicado há 14 anos
Deputado Marcello Lelis (PV)
Ao subir à tribuna, na manhã desta terça-feira, dia 1°, o deputado Marcello Lelis (PV) anunciou a apresentação de um requerimento que motivou um debate sobre a cessão da residência oficial do Estado para a prefeitura da Capital. No texto, o parlamentar solicita ao governador Carlos Gaguim (PMDB) que o propósito da obra seja mantido e, se houver outro caso, que a concessão se dê para atendimento das necessidades do Estado. Após mencionar que o governador tem dado exemplos de economia na administração pública e reconhecer que a concessão seria uma medida proveitosa neste sentido, Lelis pediu que o chefe do Executivo reconsidere sua decisão em favor da preservação do planejamento original de Palmas. Para o legislador do PV, a sede da prefeitura deveria ser mantida onde está, uma vez que sua localização facilita o acesso de pessoas de todas as regiões da Capital. Além disso, Lelis afirmou que a residência é inadequada para abrigar a sede do Executivo municipal. Em seguida, diversos deputados se manifestaram, concordando com a posição de Lelis. Os parlamentares Cacildo Vasconcelos (PP), César Halum (PPS), Raimundo Palito (PP), Paulo Roberto (PR) e Osires Damaso (DEM) apontaram razões como a necessidade de receber de forma adequada autoridades em visita ao Estado. A líder do governo, deputada Josi Nunes (PMDB), informou que o assunto já foi levado ao conhecimento do governador que, de acordo com ela, decidiu discuti-lo com os parlamentares. No entanto, a petista Solange Duailibe pronunciou-se contrária à revisão da concessão. Segundo a parlamentar, foi o governador que tomou a iniciativa de oferecer a residência para uso da prefeitura, haja vista que, ainda segundo a deputada, o local é demasiadamente luxuoso e não condiz com a realidade do Estado. “Não vejo necessidade para que o governo tenha uma residência como aquela”, reafirmou Solange. “Além disso, a obra não será destinada para o prefeito Raul Filho (PT), mas para a Prefeitura de Palmas”, ressaltou. O requerimento de Lelis deverá ser votado nas próximas sessões. (Glauber Barros)