Deputado defende igualdade de direitos entre servidores da saúde
Um grupo de profissionais da área da saúde acompanhou, na sessão desta quarta-feira, dia 2, a apresentação de um requerimento do deputado José Viana (PSC). Ele solicita ao Governo do Estado, por intermédio de um anteprojeto de lei, a equiparação salarial dos profissionais nas áreas da saúde, como a categoria dos fisioterapeutas.
Segundo o deputado, a maior parte dos profissionais de nível superior e área técnica trabalham em desvio de função, ou seja, são contratados como assistentes administrativos e não como profissionais da área.
Ele acrescenta que os servidores contratados trabalham com a mesma carga horária e funções equiparadas, mas não recebem o mesmo salário dos concursados. “Isso não é justo. É humilhante”, disse Viana.
Em seu discurso, ele destacou a situação dos fisioterapeutas, alertando que só no Hospital Geral de Palmas (HGP) existem 23 fisioterapeutas contratados e somente três efetivos.
“A desigualdade não pára por aí, afeta alguns direitos tais como insalubridade, adicional noturno, possibilidade de realizar plantões extras. Além disto, os que trabalham nos prontos-socorros não têm direito a bônus”, lamenta. (Penaforte Diaz)