Realinhamento de bombeiros e policiais militares tramita na AL

Por DICOM
03/12/2009 16h30 - Publicado há 14 anos
Mesa que iniciou os trabalhos desta quinta-feira
Os dois projetos mais esperados do ano pelos bombeiros e policiais militares do Tocantins foram encaminhados para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na sessão desta quinta-feira, dia 3. As matérias que contemplam as categorias com o realinhamento e reescalonamento dos cargos integrantes das carreiras do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar do Tocantins devem ser votadas ainda nesta quinta, segundo o relator, deputado Sargento Aragão (PPS). “A intenção do governo é corrigir uma injustiça muita grave com a classe. A expectativa é que, até dezembro de 2011, o salário da categoria já esteja equiparado com os dos policiais de Goiás,” enfatizou Aragão. Nos projetos, o governo propõe a correção das distorções existentes na tabela de subsídios, reestruturando os valores e reescalonando o nível entre os postos e as graduações. O reajuste salarial será concedido de forma gradativa para as duas categorias. O primeiro está previsto, conforme tabela, para 1º de julho de 2010 e o último, para dezembro de 2011. Um aluno soldado da Polícia Militar, por exemplo, que tiver um salário, em julho de 2010, de R$ 965,50, passará a receber, em dezembro de 2011, R$ 1.416,00. Para a líder do governo na Casa, deputada Josi Nunes (PMDB), a equiparação salarial dos militares, advinda de negociação entre o Executivo e a categoria, representa uma conquista para o Estado. “Nós acompanhamos a luta da classe e sabemos como esses policiais são merecedores. O governo também reconhece isso, pensando na valorização da policia do nosso Estado e na segurança do povo tocantinense”, disse Josi. Extraordinárias Além da votação das matérias que contemplam os militares do Tocantins, também devem ser incluídas na pauta para votação, nas sessões extraordinárias desta quinta, o Orçamento/2010, o PPA, a nominação de Gismar Gomes para a Escola Técnica de Saúde - Etsus-, o Plano de Auditor Fiscal e regularização da produtividade e a instituição do programa de Parcerias Público-Privadas do Tocantins. Deve ainda ser votada a alteração do código tributário do Detran, a criação de mais um cargo de subsecretário da Fazenda, a instituição do Fundo Especial de Aprimoramento do Poder Judiciário e a criação do Pólo de Confecção do Tocantins. (Maisa Medeiros)