Marcello Lelis solicita levantamento sobre os conselhos tutelares
Na ordem do dia da sessão ordinária desta quinta-feira, dia 3, foi aprovado um requerimento do deputado Marcello Lelis (PV) que solicita à Superintendência de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente a realização de um levantamento da situação dos conselhos tutelares nos 139 municípios do Estado. Segundo o autor da matéria, o objetivo é diagnosticar as condições de funcionamento do órgão para subsidiar convênios que permitam a reestruturação da entidade.
Em regime de urgência, três matérias foram aprovadas. Um dos textos, apresentado por Osires Damaso (DEM) pede ao Executivo a permanência do secretário de Indústria e Comércio à frente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado e concessão de dois assentos no órgão para membros da Assembléia.
Também em regime de urgência, outros dois requerimentos de Stalin Bucar (PR) convidam o chefe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Stalin Beze Bucar, e o superintendente do Ibama, Joaquim Montelo, a prestar esclarecimentos sobre o descarte de esgoto da Saneatins.
Dentre os pedidos do parlamentar José Viana (PSC) há um requerimento que solicita a continuidade dos serviços de implantação da 2ª máquina de radioterapia em Araguaína. Já o deputado Fábio Martins requer, para Santa Rosa, mais computadores para as escolas públicas e implantação do programa “Juventude Sem Drogas” e construção de “Centro de Convivência do Idoso”.
Para Augustinópolis, o peemedebista Iderval Silva pede ao Estado a doação de um trator com implementos e a perfuração de um poço artesiano no PA Bandeirantes II. A construção da sede definitiva do Naturatins em Paraíso é o que o petebista José Geraldo requer por intermédio de seu requerimento. Já o parlamentar Júnior Coimbra (PMDB) requer um telefone público no PA Manchete em Marianópolis.
Por meio de um requerimento semelhante, a republicana Luana Ribeiro solicita à empresa Oi a instalação de dois telefones públicos na agrovila Sudam, localizada a 120 km de Pau D´arco. Para os municípios de Porto Alegre e Abreulândia, o democrata Toinho Andrade requer a construção de Casas do Idoso e de cerâmicas comunitárias. (Glauber Barros)