Sugestão de homenagem à senadora é rejeitada

Por DICOM
09/12/2009 17h03 - Publicado há 14 anos
Deputado Osires Damaso (DEM)
Com 12 votos contrários, duas abstenções e outros dois votos favoráveis, o requerimento que sugeria o envio de votos de aplauso para a senadora Kátia Abreu (DEM) foi rejeitado na Assembléia Legislativa na manhã desta quarta-feira, dia 9. A matéria, que tramitou em regime de urgência, foi proposta pelo deputado Osires Damaso (DEM) que justificou a homenagem em razão de a senadora constar como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009, segundo a revista Época. Durante boa parte da sessão, vários parlamentares se pronunciaram sobre seus posicionamentos. Contrário à proposta, o deputado César Halum (PPS) alegou que não votaria pela homenagem a uma pessoa que o ofendeu no processo de transição para o governo Gaguim, quando classificou os parlamentares tocantinenses de “vendedores de voto”. Stalin Bucar (PR) relembrou as denúncias de suposta grilagem de terra praticada pela senadora, publicada pela revista Carta Capital. Os deputados Raimundo Moreira (PSDB) e Cacildo Vasconcelos (PP) se abstiveram. Os votos favoráveis à homenagem foram dados pelos legisladores democratas do Parlamento, Osires Damaso e Toinho Andrade. Ordem do dia Outras matérias, em regime de urgência, também foram aprovadas. César Halum pede o envio de uma força-tarefa para combater o crime em Araguaína. Já o deputado Marcello Lelis (PV) solicita para a quadra 612 sul da Capital uma operação especial de combate às drogas. Ainda para Palmas, o parlamentar requer a reinstalação do posto da Polícia Militar no Rodoshopping. Quanto aos requerimentos de tramitação regular, o pedetista Fábio Martins sugere obras de saneamento básico para seis municípios tocantinenses, como Nazaré e Oliveira de Fátima. Dentre os pedidos do parlamentar Iderval Silva (PMDB), consta uma solicitação pela instalação do serviço gratuito “Disque-denúncia” contra o abuso sexual de menores. A reforma do posto de saúde de Porto Alegre e a construção do prédio do destacamento da Polícia Militar em Pindorama são algumas solicitações do presidente do Parlamento, deputado Júnior Coimbra (PMDB). O parlamentar petebista José Geraldo pede a instalação de telefone público no posto de combustível de Nazaré. O republicano Paulo Roberto requer a pavimentação asfáltica e a construção de meio-fio em estradas que ligam Almas a Pindorama, Taipas a Ponte Alta, e Dianópolis a Taipas. Luana Ribeiro (PR) solicita o envio de votos de aplauso para o vereador de Arguianópolis, Julimá de Brito, pela organização do 5° Campeonato Municipal de Futebol. Raimundo Moreira sugere a cobertura da quadra de esportes da Escola Paroquial São Pedro em Ananás. Raimundo Palito (PP) solicita a construção de lombadas, sonorizadores, faixa de pedestres e placas sinalizadoras na TO-416, em Santa Fé do Araguaia. Toinho Andrade pede a instalação de uma UTI no Hospital Regional em Porto Nacional. (Glauber Barros)