Dimeo apresenta perfil nutricional dos servidores da Assembléia
Como parte do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Nutrição, ligado à Diretoria de Medicina e Odontologia – Dimeo, da Assembleia Legislativa, a nutricionista Denise Ribeiro apresentou nesta segunda-feira, dia 14, à Secretaria-Geral da Casa, relatório sobre os atendimentos feitos nos últimos três meses deste ano. Segundo a nutricionista, é importante desenvolver um trabalho que proporcione aos servidores e seus dependentes uma melhoria da qualidade de vida.
De acordo com o relatório, nesses três meses foram atendidos 61 pacientes. Desse total, 74% do sexo feminino e 24% do sexo masculino, sendo 40% pertencente à faixa etária entre 34 a 43 anos. Foi constatado que 56% não praticam nenhuma atividade física, estando 43% com sobrepeso e 10% obesos.
Para a nutricionista, “o estresse e a correria cotidiana impedem uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física”. Denise advertiu que a permanência desses hábitos pode contribuir para o surgimento de males como obesidade, diabetes, dislipidemia (aumento anormal da taxa de lipídios no sangue), osteoporose e doenças cardíacas.
Denise recomenda que a alimentação deva ser variada, fracionada, incluindo frutas e legumes; moderada, em relação à gordura, e isenta de frituras; no caso de leite e derivados, preferencialmente desnatados; evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas; beber bastante água e, sempre que possível, usar adoçante. É importante praticar atividade física regularmente.
“É importante lembrar que as recomendações devem ser seguidas, se possível, já a partir desse período de festas natalinas e de ano novo, quando a moderação se torna, acima de tudo, a forma mais eficiente de evitar problemas futuros”, destaca a nutricionista.