Parlamentares retomam trabalhos

Por DICOM
03/02/2010 12h32 - Publicado há 14 anos
Gaguim participa de abertura do ano legislativo
Em seu discurso de abertura da sessão legislativa, na manhã desta terça-feira, 2 de fevereiro, o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) ressaltou a captação de recursos via empréstimos junto ao Banco Mundial e ao BNDES, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Estado. “Quero que a máquina caminhe de mãos dadas com o desenvolvimento”, fez questão de dizer, justificando a elaboração do Planejamento Estratégico do Tocantins para os próximos 30 anos. O governador frisou a captação de recursos para os seguintes investimentos: R$ 250 milhões, junto ao BNDES, para a construção de hospitais em Araguaína e Gurupi; R$ 334 milhões, junto ao BNDES, para amenizar a queda na receita estadual; e R$ 100 milhões, junto ao BNDES, para a aquisição de máquinas e equipamentos, destacando que todos terão GPS em tempo real, de modo a que a Administração saiba quem está utilizando o equipamento e em que local. Gaguim citou também alguns contratos que está negociando, como o de US$ 375 milhões, junto ao Banco Mundial, para financiamento do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PRDIS). Um outro, no valor de US$ 165 milhões, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será destinado ao Programa de Perenização dos Rios da Região Sudoeste. A modernização do Corpo de Bombeiro deverá receber investimentos de cerca de R$ 49,1 milhões. Parte dos recursos serão aplicados na aquisição de caminhões com escadas que possam prestar socorro a prédios altos. Entre os projetos que considera prioridade, Gaguim apontou a criação da ZPE de Araguaína, que deverá oferecer isenção total de impostos tanto para produtores como para importadores, ampliando a oferta de empregos na região. Ainda no quesito geração de empregos, destacou uma iniciativa já em andamento: a reestruturação do programa Pioneiros Mirins, que pretende qualificar 450 mil adolescentes tocantinenses. Também comentou sobre a expectativa de investimentos no Vale do Araguaia, para a qualificação de jovens nos setores de Turismo Ecológico e Turismo Sustentável. O governador prometeu esforços para garantir a duplicação das rodovias que dão acesso a Palmas e a conclusão da ponte que ligará Miracema a Lajeado. Anunciou, ainda, estudos que tem realizado junto a autoridades em Brasília para implantar uma Base Aérea da Aeronáutica em Palmas. Segundo o governador, o corpo de paraquedista poderá ter até três mil homens, o que vai ampliar a oferta de vagas para jovens servir à Aeronáutica. Ao agradecer a todos que lhe deram a oportunidade de governar o Estado, Gaguim anunciou a caravana que deverá iniciar esta semana, visitando os municípios do interior do Estado, para ouvir as necessidades de cada região. E confirmou a viagem ao exterior para prosseguir na captação de novos investidores nos EUA, Europa, China e Emirados Árabes. Apoio do Legislativo O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), fez questão de afirmar, ao final da cerimônia, que pretende fazer todos os esforços para viabilizar os projetos do governo que já estão na Casa, a fim de que o Estado tenha a viabilidade que o governador necessita. “Sei que este é um ano de muitas dificuldades, por ser um ano eleitoral, mas vou fazer todo o esforço para garantir que o processo legislativo não fique parado”, afirmou. Júnior Coimbra disse também que vê com bons olhos os financiamentos que estão sendo contraídos pelo Executivo, lembrando que o Estado tem um histórico positivo neste setor, com todos os pagamentos em dia e que possui um grande potencial de endividamento. “A Sociedade vai ganhar muito com isso”, acrescentou. A sessão de abertura do ano legislativo contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, destacam-se o secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Braga Júnior; o vice-presidente do Tribunal de Contas, José Jamil Fernandes; o Procurador Geral de Justiça, Clenan Renault de Melo Pereira; o vice-governador Eduardo Machado; e a defensora pública geral do Estado, Estellamaris Postal. (Patrícia de Assis)