Relatório parcial da Assembléia Participativa é aprovado

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Luana Ribeiro e Paulo Roberto
A maioria das 170 sugestões, coletadas na 1ª reunião da Assembléia Participativa: A Voz e a Vez do Cidadão, foi nas áreas de infra-estrutura, assistência social, saúde e educação. Os dados constam no relatório parcial, entregue aos parlamentares na manhã desta terça-feira, dia 15, pelo presidente da comissão especial que coordena o programa, deputado Paulo Roberto (DEM). O documento recebeu parecer favorável da relatora, deputada Josi Nunes (PMBD). Ela enfatizou que os objetivos foram plenamente alcançados. “O documento comprova a valorização do trabalho legislativo e a abertura das reivindicações regionais pela acolhida de sugestões da população local”, comentou. As informações do relatório parcial estão discriminadas por deputados, municípios e assuntos. O presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMBD), foi quem encaminhou o maior número de propostas, 70, seguido por Luana Ribeiro (PR), 39, Raimundo Palito (PP), 21, e Valuar Barros (DEM), 16, dentre outros. Já em relação aos 12 municípios, destaca-se Araguaína, com 98, Barra do Ouro, com 29, Araguatins, com 19, e Piraquê, com 6. No quesito assuntos, a assistência social e a infra-estrutura receberam, cada uma, 22 sugestões, seguido pela saúde, com 17, e a educação, com 15, além de outros 17 temas contemplados. Ainda de acordo com o texto do relatório, “o programa é um importante instrumento de transparência e representatividade”, já que as sugestões obtidas nos eventos serão encaminhadas ao Poder Executivo, na forma de um parecer conclusivo, contribuindo para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e do Orçamento do Estado. A Assembléia Participativa: A Voz e a Vez do Cidadão vai promover outras sete reuniões, a fim de contemplar todo o Tocantins. O próximo encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 18, na Câmara Municipal de Colinas. (Glauber Barros)