Sistema de saúde do Estado é questionado em sessão

Por DICOM
04/02/2010 16h01 - Publicado há 14 anos
Deputado Osíris Damaso
O deputado Osíris Damaso (DEM) ocupou a tribuna, na sessão desta quarta-feira, dia 3, para reivindicar melhorias no atendimento da rede estadual de saúde. Ele pediu urgência na internação de um paciente em uma UTI do Hospital Geral de Palmas (HGP). “A sugestão do hospital foi internar o jovem numa UTI de um hospital particular. É lamentável, pois sabemos que é obrigação do Estado dar um tratamento adequado ao cidadão”, esclarece Damaso. Em outro caso, ele chama atenção para um posto de saúde no reassentamento São Francisco, município de Porto Nacional. “As condições são precárias e não há médico no local”, afirmou. O deputado criticou também a proposta do Executivo em aumentar o número de cargos em comissão. “Não há necessidade, quando se tem um concurso em aberto com aprovados na espera de assumir seus cargos”. A líder do governo, deputada Josi Nunes (PMDB), lembrou que o atual governo, ao assumir, reduziu 7.200 cargos em comissão. “Ao contrário, o Executivo fez foi diminuir essa modalidade de contratação. O Tocantins tem um governo planejado, onde as instituições têm uma participação ativa no processo”, destacou Josi. Quanto ao atendimento no sistema estadual de saúde, a deputada ressaltou que o Governo do Estado tem priorizado investimentos no setor, a exemplo da construção de hospitais em Araguaína e Gurupi, anunciadas ontem pelo governador Carlos Henrique Gaguim, compra de equipamentos, bem como a nomeação de profissionais concursados na área, num esforço para garantir cada vez mais um melhor atendimento ao cidadão. Já o deputado José Viana (PSC) informou que o paciente citado por Damaso tem convênio com a Unimed, portanto está em condição de ser atendido por um hospital particular. Josi Nunes pediu que a reclamação fosse enviada por escrito para ser encaminhada ao Secretário da Saúde. Ainda sobre a questão da saúde, a deputada Solange Duailibe (PT) aproveitou para esclarecer uma informação, veiculada em um jornal local, de que a Prefeitura de Palmas teria fechado 25 postos de saúde na Capital. “Não é verdade. Não há unidades fechadas em Palmas. Em breve, será inaugurada uma unidade de saúde padrão, conforme normas do ministério. Investir em saúde é construir mais hospitais, contratar mais médicos e melhorar o atendimento. Isso a prefeitura vem fazendo”, concluiu. (Penaforte Diaz)