Eli Borges quer inserção social dos deficientes visuais
Na semana de abertura do III Salão do Livro do Tocantins, o deputado Eli Borges (PMDB) solicitou medidas de apoio à educação. Na manhã desta terça-feira, dia 15, o parlamentar obteve a aprovação de um requerimento propondo que todo o acervo bibliotecário público estadual seja em sistema de braile e em áudio.
Na opinião do deputado peemedebista, “é necessária a adoção de medidas específicas e eficazes que permitam a inserção dos deficientes visuais em todas as esferas sociais e culturais.” Eli ressaltou, ainda, que “este é um passo importante no processo de desenvolvimento cultural e integração social dos deficientes visuais.” O sistema braile é atualmente o único meio de leitura que habilita os portadores de deficiência visual a terem acesso ao acervo das bibliotecas.
O deputado Eli Borges fundamentou sua propositura no art. 205 da Constituição Brasileira, que declara: “A educação, direito de todos e dever do estado e família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (Everton Almeida)