Romaria da Serra do Estrondo pode ser instituída como patrimônio cultural

Por DICOM
23/02/2010 15h39 - Publicado há 14 anos
Deputado Osires Damaso (DEM)
A Romaria da Serra do Estrondo, que ocorre anualmente na Semana Santa no município de Paraíso do Tocantins, a 63 km de Palmas, poderá ser instituída como patrimônio cultural, histórico e turístico do Tocantins. A proposta de autoria do deputado Osires Damaso (DEM) foi encaminhada na manhã desta terça-feira, dia 23, para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), juntamente com outras quatro matérias de autoria do deputado e uma do deputado Stalin Bucar (PR). Em seu projeto, Damaso defende a importância do evento cultural e turístico para o Tocantins enfocando que a Romaria já é tradição histórica no Estado, com grande potencial para se tornar pólo de turismo religioso e de eventos em toda a região. “Todos os anos centenas de fiéis, atraídos pela fé, sobem a serra do Estrondo e participam de manifestações religiosas e culturais. Muitos aproveitam para pagar promessas, outros agradecem as bênçãos recebidas”, ressaltou o parlamentar. Damaso também solicita em sua proposta a inclusão do evento no Calendário de Turismo Religioso do Tocantins, tendo em vista que o município já conta com toda infra-estrutura de iluminação e trilhas de acesso, em todo o percurso da romaria, além de suporte básico de apoio a peregrinos, turistas e população em geral no alto da serra. As demais matérias do parlamentar em tramitação na CCJ versam sobre a instituição de normas sobre a coleta, recolhimento e destino final de pneus descartáveis visando especialmente ao controle da expansão do mosquito “Aedes aegypti”, a realização de palestras antidrogas na rede estadual de ensino e a instituição da Semana Estadual da Terceira Idade. Outro projeto do parlamentar trata da afixação de cartazes contendo a inscrição “Diga não ao turismo sexual, ligue 190” em estabelecimentos comerciais e hotéis. A idéia é coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes. Já a matéria de autoria do deputado Stalin Bucar(PR), encaminhada para a CCJ concede título de Cidadão Tocantinense a Aparício José da Silva Ramos Varanda. Graduado em Direito e Ciências Sociais, Varanda reside no Tocantins desde 1988 e participou ativamente da estruturação, organização e funcionamento de diversas instituições tocantinenses. Atuou, entre outras funções, como procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, de 1989-1999, procurador geral do TCE por dois biênios, e foi chefe da Casa Civil do Governo entre os anos de 1999 a 2000. (Maisa Medeiros)