Denúncia de uso político do Programa Pioneiros Mirins

Por DICOM
02/03/2010 15h02 - Publicado há 14 anos
Um programa social transformado em poder político. Este é o alerta do deputado César Halum (PPS) ao apontar irregularidades na prefeitura de Babaçulândia, Norte do Estado, na condução do Pioneiros Mirins, que passou a ser administrado pelos municípios. Segundo ele, o prefeito Alcides Filho (PR) estaria exigindo dos pais dos beneficiados compromisso político para matricular as crianças no programa. Ele apresentou, na tribuna, como prova, uma cópia de uma senha que seria utilizada como rematrícula, distribuída aos interessados. O documento tem a assinatura da primeira-dama do município, Fabiana Oliveira A. Rodrigues, que também é secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. “As pessoas estão sendo pressionadas. A população de Babaçulândia vem sendo massacrada há muito tempo, devido ao radicalismo político que há no município. O programa é para todos. Temos que combater o abuso de poder, pois temos um governador democrático que não faz distinção e nem uso político da máquina”, alerta Halum. O deputado Raimundo Palito (PP) reforçou as denúncias de que há pressão do poder político local sobre a população. “As mães e as crianças são ameaçadas, é caso de uma intervenção no município”, disse. Araguaína Halum também cobrou medidas emergenciais para a cidade de Araguaína que, segundo ele, passa por dificuldades em diversos setores e precisa de mais investimentos e atenção do Estado. O deputado Raimundo Palito (PP) reforçou as preocupações de Halum, lembrando que Araguaína é um pólo econômico gerador de emprego e renda. (Penaforte Diaz)