Assembléia propõe programa para levar mais computadores às escolas
Os deputados estaduais aprovaram, durante a sessão da manhã desta terça-feira, dia 2, o requerimento do deputado José Geraldo (PTB) que propõe a criação de programa de políticas para dotar todas as escolas estaduais de um computador para cada 10 alunos até 2014. Já a matéria da deputada Luana Ribeiro (PR) pede a construção de centros de inclusão digital em 10 municípios.
Outra proposta do deputado José Geraldo solicita a transformação da Unidade Descentralizada da Escola Técnica Federal de Palmas na cidade de Paraíso em Instituição Federal de Educação Tecnológica (Ifet).
No total, foram aprovados 51 requerimentos do parlamentar. Eles versam sobre construção de feiras cobertas em 12 localidades diferentes, agilização do Programa Luz para Todos em cinco municípios, reforma e instalação de playground em sete municípios e calçamento do tipo bloquetes para 24 municípios.
Outras propostas da deputada Luana Ribeiro (PR) pedem implantação de curso de capacitação e qualificação para a construção civil básica pesada na área de supermercado atacadista, celebração de convênios com 22 prefeituras para a implantação de curso de capacitação de beneficiários dos projetos de inclusão produtiva e a celebração de convênios para conservação de ruas, avenidas e estradas vicinais em 37 municípios.
Foram também aprovadas as solicitações do deputado Angelo Agnolin (PDT) para a construção de Vila Olímpica em Gurupi e para o envio de retroescavadeiras para abertura e recuperação de cacimbas em 48 municípios. É também de autoria do parlamentar o requerimento para a construção de creches em Aliança, Araguaçu e Crixás.
Ainda foram aprovadas duas urgências para a tramitação de requerimentos. O primeiro, de autoria do deputado José Geraldo (PTB), tem por objetivo convocar a diretoria da Rede Celtins para prestar esclarecimentos sobre as freqüentes faltas de energia e oscilações que vêm ocorrendo em todo o Estado. O segundo, do deputado Manuel Queiroz (PPS), solicita a retomada dos serviços de revestimento primário e pavimentação asfáltica da rodovia TO-126, que liga Maurilândia a Itaguatins. (Patrícia de Assis)