O papel do Interlegis na modernização do Legislativo

Por DICOM
30/03/2010 12h47 - Publicado há 14 anos
Francisco Biondo, palestrantes
Tecnologia, capacitação, informação e comunicação foram os eixos da primeira palestra ministrada no I Encontro Legislativo Municipal, realizado na manhã desta quinta-feira, dia 25, no auditório do Palácio Araguaia. Os temas foram apresentados pelo diretor da subsecretaria de relações institucionais do Senado, Francisco Biondo. Segundo o subsecretário, a Interlegis coloca à disposição das casas legislativas soluções tecnológicas, ensino presencial a distância, instalação de melhores práticas para veiculação de informação e potencializa a eficiência da comunicação entre os poderes legislativos. O estímulo para a participação do cidadão, por intermédio da internet e videoconferências, é outro ponto destacado por Biondo. Ele lembrou que o sistema Interlegis está fazendo 11 anos, com atividades voltadas para desenvolver ações para integrar e fortalecer cada vez mais os legislativos. O palestrante também citou a importância da Assembléia do Tocantins em realizar o encontro. “Esse tipo de reunião deve acontecer pelo menos uma vez por mês. É uma iniciativa importante para levar orientação e informações aos parlamentares e servidores das câmaras municipais”, disse. Dentre os dados apresentados, Biondo informou que o sistema Interlegis integra 3.500 câmaras, via internet, em todo o País. Ele destacou que, no Tocantins, 90% das casas legislativas estão interligadas, acima da média nacional que registra um pouco mais de 70%. (Penaforte Diaz)