Programa Compra Direta pode chegar a mais oito cidades

Por DICOM
08/04/2010 10h02 - Publicado há 14 anos
Presidente Júnior Coimbra (PMDB)
Dentre os 120 requerimentos aprovados na ordem do dia vespertina desta quarta-feira, dia 7, nove são de autoria do presidente da Casa, deputado Júnior Coimbra (PMDB). Oito deles solicitam parceria do Executivo Estadual com as prefeituras para implantar o Programa Compra Direta em Filadélfia, Itaporã, Santa Tereza, Sandolândia, Goianorte, Pium, Itacajá e Santa Maria. Em outro pedido, Coimbra quer do governo a liberação de trator de esteira para a construção de cacimbas e minirrepresas na zona rural de Oliveira de Fátima. Com 26 matérias aprovadas, o deputado José Geraldo (PTB) pretende beneficiar Paraíso do Tocantins com a instalação de campus avançado da Universidade Federal do Tocantins – UFT -. Para Divinópolis e Caseara, ele sugeriu a criação de escola técnica rural e, para Pedro Afonso, a construção de uma escola agrotécnica e outra de ensino normal. A instalação de um centro de comercialização de produtos rurais e artesanal na cidade de Miranorte, a implantação de internet nas escolas estaduais e de teatros pedagógicos nas escolas estaduais e municipais do Tocantins também fazem parte dos pedidos de José Geraldo. Já a deputada Luana Ribeiro (PR) requer do Governo Estadual incentivos agrícolas para os micros e pequenos produtores rurais de Araguatins, Arapoema, Arraias, Cariri e outras cidades. Dentre as solicitações da republicana, está, ainda, a oferta de curso de qualificação para construção civil básica pesada na área de supermercado atacadista em Monte do Carmo e de capacitação de beneficiários dos Projetos de Inclusão Produtiva em Santa Rita, Chapada de Areia, Colinas, Araguaçu, Colméia, Conceição, Couto Magalhães, Brejinho de Nazaré e Buriti. Ela ainda pediu a implantação de troca solidária de produtos em outras diversas localidades. A construção de escola estadual no Setor Santa Bárbara em Palmas e de cacimbas em Ponte Alta do Bom Jesus, Rio da Conceição, Silvanópolis e Novo Alegre e a realização de campanha de educação no trânsito em Taguatinga, Dianópolis, Arraias, Aparecida do Rio Negro e Ponte Alta do Bom Jesus são reivindicações do democrata Paulo Roberto. Os demais pedidos aprovados na sessão são de autoria dos deputados Osires Damaso (DEM), Manoel Queiroz (PPS) e Solange Duailibe (PT). As solicitações vão desde o pedido de implantação do Programa Luz para Todos no Assentamento Ponto Chique, situado em Barrolândia, até a alteração na pavimentação da TO-010, a fim de interligar os povoados de Santa Luzia, Cabanas e Araguanópolis, localizados entre Araguatins e Buriti do Tocantins. (Elpídio Lopes)