Júnior Coimbra prestigia homenagem a jornalistas

Por DICOM
08/04/2010 11h43 - Publicado há 14 anos
Francisco Damasceno foi um dos homenageados
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), prestigiou, na noite desta quarta-feira, dia 7, na Câmara Municipal de Palmas, a Sessão Especial em comemoração ao Dia do Jornalista. Na ocasião, foram homenageados seis profissionais de comunicação, dentre eles o diretor de Comunicação Social da AL, Francisco Erasmo Damasceno, e o repórter fotográfico também da Casa, Benhur de Souza. A solenidade contou com a presença de profissionais da imprensa de todo o Estado, dos vereadores da Capital, da deputada Solange Duailibe (PT), do secretário estadual de Governo, Carlos Braga, que representou o governador Carlos Henrique Gaguim, além de familiares e amigos dos homenageados. Também foram agraciados com a honraria o jornalista e editor de política e opinião do Jornal do Tocantins, Lailton Costa, a assessora de imprensa da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), Olga Cavalcante, o repórter cinematográfico e comentarista esportivo da Redesat, Élcio Dias, e a professora de Comunicação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Adriana Tigre Lacerda. Em seu pronunciamento, Júnior Coimbra, que também é jornalista, ressaltou sua satisfação em comemorar a data com os colegas e enfatizou a contribuição de cada homenageado na construção da história da imprensa tocantinense. “De fato, todos esses profissionais tiveram papel fundamental na documentação e registro de fatos que marcaram os primeiros anos de criação do Estado do Tocantins. Por essa razão, fico ainda mais feliz em participar deste justo reconhecimento”, destacou o presidente. Ao parabenizar os profissionais pelos relevantes serviços prestados à sociedade, o presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Wanderlei Barbosa (DEM), destacou que o principal objetivo da sessão foi o de valorizar a imprensa local. Ele também explicou sobre os critérios de escolha dos homenageados e a intenção do Legislativo Municipal em colaborar com os veículos de comunicação, na resolução dos problemas da comunidade. O jornalista Erasmo Damasceno, ao discursar em nome dos homenageados, agradeceu o apoio da família e o reconhecimento dos vereadores. Ele fez um breve relato das dificuldades enfrentadas pelos colegas pioneiros para iniciar o trabalho jornalístico no Estado e do esforço dos profissionais da imprensa em colaborar com a consolidação de uma sociedade democrática e bem informada. No decorrer dos seus 20 anos de profissão no Tocantins, Damasceno desempenhou, dentre outras funções, a de repórter nos jornais O Pioneiro, Folha do Tocantins e O Jornal. Em 2001, assumiu a superintendência do Instituto de Radiodifusão Educativa/ TV e Rádio Palmas e desde 2007 é diretor de Comunicação Social da Assembléia Legislativa. O evento ainda contou com a palestra ministrada pelo diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo, Gabriel Priolli, que discorreu sobre o tema “Comunicação, Democracia e Participação Popular”. O papel dos veículos de Comunicação na construção da democracia e o desafio das novas mídias foram os principais assuntos abordados. (Maisa Medeiros)