Assembléia analisa criação de escola na Aldeia Morrão
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa encaminhou para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na sessão ordinária desta terça-feira, dia 13, o projeto de lei, de autoria do Governo do Estado, que cria uma unidade escolar no município de Tocantínia.
A Escola Indígena Sromne, localizada na Aldeia Morrão, vai pertencer à Diretoria Regional de Ensino de Miracema do Tocantins e deve oferecer ensino fundamental obrigatório.
De acordo com a justificativa, o governador Carlos Henrique Amorim (PMDB) ressalta a preocupação em “dar oportunidade para o pleno desenvolvimento dos alunos, preparando-os para o exercício da cidadania, e garantir à população indígena de Tocantínia acesso às informações, aos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade, observando, porém, a manutenção da cultura”.
Na mesma sessão, também foi enviado para a análise da CCJ o projeto de lei, de autoria do presidente da Casa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), que declara o Lago de Palmas Patrimônio Turístico, Cultural e Ambiental do Estado do Tocantins.
Outro projeto encaminhado para a mesma comissão se refere à concessão do título de cidadã tocantinense para a senhora Maria de Fátima Dias. Conhecida por Fátima Fernandes, ela é proprietária da empresa de comunicação que edita o jornal Stylo. (Patrícia de Assis)