Sessão solene homenageia jornalistas

Por DICOM
14/04/2010 21h09 - Publicado há 14 anos
Henriette Motta foi uma das homenageadas
Em clima de comemoração ao Dia do Jornalista, os profissionais de imprensa foram homenageados nesta quarta-feira, dia 14, na Assembléia Legislativa, com uma sessão solene prestigiada por repórteres, assessores, secretários estaduais, parlamentares, familiares e amigos dos homenageados. A solenidade foi marcada pela entrega de honrarias a cinco profissionais da imprensa, dentre eles, a coordenadora de impresa, publicidade e propaganda do Legislativo Tocantinense, Henriette Motta. A sessão atende à Resolução n° 234, de 2003, proposta pela deputada e jornalista Solange Duailibe (PT). De forma bem descontraída, a cerimônia foi iniciada com a apresentação de um vídeo que retratou o dia-a-dia dos profissionais da imprensa no Parlamento nas coberturas jornalísticas. Uma apresentação teatral e o hino nacional, entoado pelas cantoras Cinthia Abreu, Leide Theophilo e Shelsia Shasmylla, que também são jornalistas, deram sequência à programação. Foram agraciados com a honraria pela contribuição ao jornalismo no Tocantins, o jornalista Luiz Pires, a assessora de comunicação da Casa Civil, Maria José Morais, o repórter fotográfico Edson Lopes e o editor-executivo do Jornal do Tocantins, Marcelo Santos. O presidente do Parlamento, deputado Júnior Coimbra (PMDB), salientou que a Casa de Leis está em festa pela comemoração e que a homenagem representa o reconhecimento dos deputados ao trabalho da imprensa e aos profissionais que se destacaram pela dedicação ao serviço jornalístico. “Estamos hoje realizando essa homenagem justa, como prova do nosso respeito à classe, que tanto contribui para o desenvolvimento da sociedade”, destacou Coimbra. O jornalista Marcelo Santos, que discursou em nome dos homenageados, ressaltou a importância da formação jornalística para a sociedade. Ele falou da luta incansável dos profissionais pela conservação da ética e pela busca da informação verdadeira. Destacou os avanços do jornalismo do Tocantins e também lembrou os desafios pela valorização da classe. Ao final, agradeceu a homenagem em reconhecimento ao trabalho prestado pelos profissionais que fazem parte da história da imprensa no Estado. Jornalistas Homenageados Luiz de Sousa Pires – Foi fundador e editor do Jornal Correio do Norte em Araguaína e Palmas. Desempenhou dentre diversas funções, entre elas a de produtor e apresentador do Programa Nossa Terra /Tocantins e Palmas Urgente, na TV Palmas e TV Girassol. Luiz Pires é membro da Academia Tocantinense de Letras, do Conselho Estadual de Cultura e Diretor Institucional da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD Nacional). Henriette Motta Arantes – Ingressou nos quadros da Assembléia Legislativa em 1989, com a criação da Assessoria de Comunicação da Casa. Nesses quase 21 anos, Henriette trabalha na área, exercendo as mais diversas funcões inerentes à profissão. Atualmente é coordenadora de imprensa, publicidade e propaganda deste Parlamento. Maria José Morais de Araújo – Trabalhou como editora, repórter e produtora em vários veículos de Comunicação (TV e Jornais). Foi assessora de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, onde desempenhou a função de réporter, repórter fotográfica e coordenadora. Hoje atua como assessora de Comunicação Social da Casa Civil do Tocantins. Marcelo Santos Cardoso – Desempenhou, dentre outras funções, a de a de editor de esporte e colunista da Coluna Antena Ligada, do Jornal do Tocantins. Atualmente exerce a função de editor-executivo do Jornal do Tocantins e é responsável pela coordenação geral da Redação. Edson Lopes - Em 1989 foi testemunha ocular do Lançamento da Pedra Fundamental de Palmas. Foi um dos primeiros fotógrafos a residir na Capital. Em 1992, foi homenageado com a comenda no grau de “Cavaleiro da Ordem do Mérito Tocantins”, atuando em diversos veículos da imprensa tocantinense. (Maísa Medeiros).