Dia da Educação é lembrado na Assembléia Legislativa

Por DICOM
03/05/2010 11h34 - Publicado há 14 anos
Josi Nunes comentou desafios da educação
Com o tema “A educação como modo de vida”, a líder do governo, a deputada Josi Nunes (PMDB), lembrou o Dia da Educação, comemorado nesta quarta-feira, dia 28. Em seu pronunciamento, ela chamou a atenção para os desafios enfrentados pelos gestores públicos referentes ao ensino no Brasil e no Tocantins. A deputada destacou questões como recursos públicos, infraestrutura, formação dos professores, qualidade do ensino, repetência, evasão escolar, remuneração dos docentes e o acesso às novas tecnologias nas salas de aula. “ A necessidade de maiores investimentos na área da educação é uma constatação antiga. Hoje, porém, cresce a consciência social de que a resolução dos graves problemas porque passamos dependerá da formação dos jovens, para que exerçam cidadania”, afirma. Ela acrescentou que, mesmo com o aumento da escolaridade no País nos últimos anos, apenas 32% dos adolescentes entre 15 e 17 anos estão atualmente matriculados no ensino médio. Para Josi, são visíveis e alarmantes as conseqüências dessa baixa escolarização: desemprego, marginalização social e violência no cotidiano das famílias brasileiras. No entanto, ela destacou o papel social de setores da sociedade, as ações das organizações não governamentais (ONGs) e alternativas como o ensino à distância. “ Todos trazem importantes contribuições na tentativa de diminuir os problemas nessa área”, acredita. Ao final, a deputada anunciou que a Secretaria Estadual da Educação e Cultura está fazendo um cronograma de reunião com a Comissão de Educação Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa para rever o PCCS – Plano de Carreiras, Cargos e Subsídios - dos educadores. Prometeu ainda que na próxima semana vai fazer um relato sobre os avanços da educação no Estado do Tocantins. (Penaforte Diaz)