Deputada quer mais culturas Afro-brasileira e Indigena nas escolas
Incluir conteúdos sobre culturas afro-brasileira e indígena na grade escolar de alunos das redes pública e privada de ensino. Esse é o objetivo do requerimento de autoria da deputada Solange Duailibe (PT), apresentado na manhã desta terça-feira, dia 11. A matéria teve a urgência na tramitação aprovada e deve entrar na pauta de votação da próxima sessão.
Para aprofundar as discussões sobre o assunto, a parlamentar também sugere, em seu requerimento, a realização de uma audiência pública no próximo dia 27, para lançar o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais para o Ensino de História e Culturas Afro- brasileira e Indígena.
A idéia é contribuir para o combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação com vistas a fortalecer a luta pela redução das desigualdades sociais. Devem ser convidados para a audiência, segundo a deputada, cerca de 40 representantes de instituições da sociedade organizada e de órgãos públicos.
“Queremos abraçar a causa e mobilizar a sociedade. O Estado do Tocantins e seus municípios vêm perdendo recursos disponíveis no Ministério da Educação tendo em vista a omissão, até agora, na criação de setores que cuidam da temática das culturas afro-brasileiras e indígenas e isso não podemos mais admitir”, concluiu Solange. (Maisa Medeiros)