Lelis propõe formação de bancada de combate ao crack
O combate ao uso de drogas dominou os debates durante a sessão desta manhã de terça-feira, dia 25, na Assembléia Legislativa. O deputado Marcello Lelis (PV) propôs a criação da bancada parlamentar contra o crack. Momentos antes, o presidente da Casa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), encaminhou à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o projeto de lei de autoria do deputado Osires Damaso (DEM) que institui a Semana Sobre Drogas nas Escolas.
Ao apresentar o relatório com os resultados da audiência pública que discutiu o consumo de crack no Tocantins, realizada no último dia 18, Marcello Lelis prometeu empenho na busca de assinaturas para criar a bancada. O documento contém uma série de sugestões para enfrentar o que o líder do PV denomina uma epidemia, referindo-se à situação do consumo deste entorpecente no Estado.
De acordo com o projeto de lei do deputado Damaso, a Semana Sobre Drogas nas Escolas seria realizada anualmente, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre os malefícios causados pelo uso de entorpecentes. E estabelece participação obrigatória para alunos, professores e demais educadores, assim como profissionais e autoridades ligados às áreas de prevenção e combate ao uso de drogas.
O deputado Eli Borges (PMDB), que participa ativamente das discussões sobre o assunto e foi parabenizado por Lelis pela atuação durante a audiência pública, fez questão de ressaltar sua preocupação com a necessidade da sociedade rever os valores da família, os conceitos sociais, assim como a forma da mídia tratar o assunto. “As melhores fábricas para produzir cidadãos de bem se chamam igreja séria e família estruturada”, fez questão de enfatizar.
Utilidade Pública
Durante a mesma sessão, foi encaminhado à CCJ o projeto de lei de autoria do deputado Eduardo do Dertins (PPS) que declara de utilidade pública estadual a Associação Cultural de Pequenos Produtores Nossa Senhora do Livramento, da Região de Trinchete, no município de Silvanópolis. (Patrícia de Assis)